Canal do Poder

Home /

Notícias

Audiência Pública da Alesc, Regionais de Lages e São Joaquim definiram prioridades

Segunda-feira, 29 de junho de 2015, 10h35min

O primeiro ciclo de audiências públicas do Orçamento Regionalizado deste ano foi encerrado na sexta­-feira (26) ,com a realização do encontro que elegeu as prioridades dos 18 municípios vinculados às regionais de Lages e São Joaquim. A atividade, promovida pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, foi presidida pelo deputado Gabriel Ribeiro, reunindo autoridades e lideranças locais no auditório da Uniplac, em Lages, na serra catarine

“Esse fórum permite que a comunidade defina as prioridades da região, direcionando a aplicação dos recursos públicos. Depois trabalharemos politicamente para viabilizar as ações”. Deputado Gabriel Ribeiro. O presidente da comissão, deputado Marcos Vieira, e os deputados Fernando Coruja, Gean Loureiro e César Valduga marcaram presença.

A regional de São Joaquim selecionou como maior prioridade a construção e aparelhamento de um hospital regional. "A região é muito grande e não conta com atendimento hospitalar necessário, e muitos pacientes precisam ser deslocados a outras localidades. De Bom Jardim da Serra à Lages, são 120 quilômetros e já ouve casos em que pacientes morreram durante o deslocamento. Se fossem atendidas mais perto, poderiam ser salvas”, disse o prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti. Na área de infraestrutura viária, ele também citou a necessidade da construção do contorno viário de São Joaquim, para desviar o tráfego pesado do centro da cidade.

A regional de Lages definiu como principal demanda a reforma e ampliação do Hospital Tereza Ramos, conforme anunciou o secretário regional, João Alberto Duarte. "Esta unidade atende não só a nossa região, mas por ser referência em atendimento, a pacientes até do Vale do Itajaí. Então, não tenho dúvidas que esta é à prioridade das prioridades".